Serviços Realizados

A execução de diagnóstico ambiental é uma etapa essencial na fase prévia de implantação de empreendimentos, pois possibilita uma análise global acerca das características físicas e bióticas da área em interesse, bem como apresenta possíveis restrições impostas pela legislação em vigor, seja por questões ambientais ou pela incidência de zoneamentos especiais. A partir do escopo apresentado pelo cliente, é possível também propor medidas alternativas, ou ainda cenários de compensação ambiental, os quais viabilizem a execução do projeto com o mínimo de interferência sobre os recursos naturais.

O laudo de caracterização de vegetação, é o resultado da identificação das espécies da flora existentes em uma determinada área. Se no local houver fragmento florestal, este estudo deverá incluir dados como o estado sucessional da vegetação existente, bem como seu estado de conservação. Se forem identificados apenas exemplares arbóreos isolados, deverão ser analisados todos os dados das árvores com DAP (diâmetro a altura do peito da arvore) maior que 5 cm, tais como como: altura, volume, origem da árvore (nativa ou exótica) e seu registro georreferenciado em planta. A partir dos dados obtidos em campo, é necessária análise de possível proposta de compensação ambiental caso haja corte ou supressão da vegetação, conforme legislação específica.

O laudo de fauna consiste em formas diretas e indiretas de obter informações sobre quais espécies de animais, em especial os silvestres,
habitam a área em análise. Por meio deste estudo é possível informar se o empreendimento é passível de aceitação perante o órgão ambiental, e ainda se serão necessários mecanismos de mitigação sobre a fauna local. Neste sentido, é necessário o conhecimento de técnicas para amostragem de cada grupo (mastofauna, avifauna, herpetofauna e ictiofauna) e amplo conhecimento sobre sua taxonomia e ecologia.

Projeto e Execução. Trata-se de um mecanismo legal para mitigação ambiental em casos em que ocorrem corte de árvores, supressão de vegetação e/ou intervenção em áreas de preservação permanente – APP. Dentre os tipos de compensação existentes, destacamos o plantio de mudas nativas. Para a sua execução, é realizado estudo preliminar para avaliação das espécies que melhor se adequarão à área de implantação, bem como os aspectos físicos do local e seu entorno, de modo garantir o sucesso do projeto.

Execução de laudos/pareceres técnicos que permitam a adequação de atividades e serviços já executados ou em andamento, com base na legislação ambiental vigente.

Elaboração de todos os estudos ambientais obrigatórios ao processo de licenciamento de empreendimentos habitacionais, conforme exigências específicas de cada município/estado, bem como acompanhamento de toda a tramitação junto aos órgãos públicos envolvidos.

Conforme estabelece a Resolução CONAMA nº 237/1997, licenciamento ambiental é o procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso.

Exigência estabelecida pela Lei Federal nº 12.651/2012, cujo objetivo é integrar informações sobre áreas ambientalmente protegidas inseridas em imóveis rurais. Para isso, é realizado cadastramento da propriedade junto ao Sistema de Cadastro Ambiental Rural – SICAR.

Etapa fundamental à execução de obras e implantação de projetos de engenharia, desde residências unifamiliares a grandes empreendimentos. A Consultoria Iniciativa Ambiental conta com a colaboração de profissionais de grande experiência na área de agrimensura.